3 filmes brasileiros sobre exploração sexual de menores

Para colocar em pauta a discussão sobre a violência sexual contra meninos e meninas – um dos problemas mais graves do nosso país – selecionamos três obras brasileiras que abordam o tema. Depois de assisti-las, você irá perceber que a exploração sexual de menores não é uma escolha, ou seja, crianças e adolescentes que vivenciam essa triste situação são sempre vítimas dela. Vale lembrar que os filmes estão disponíveis na internet e são indicados para adultos.

 

ANJOS DO SOL (92 minutos, 2006)

Dirigido por Rudi Lagemann, o longa – baseado em fatos reais – conta a trajetória de Maria (Fernanda Carvalho), uma garota de 12 anos que mora no interior do Maranhão. Na esperança de dar um futuro melhor à menina, a família decide vendê-la para trabalhar como empregada doméstica. No entanto, Maria acaba nas garras de um coronel e, depois disso, é enviada a um prostíbulo perto da floresta amazônica, onde é violentada diariamente por diferentes homens. Lá ela conhece garotas que estão na mesma situação, como Inês (Bianca Comparato), assassinada após uma tentativa de fuga, e Celeste (Mary Sheila), que se descobre grávida e não sabe quem é o pai da criança. Depois de alguns meses de intenso sofrimento, Maria consegue fugir pegando carona com caminhoneiros e chega ao Rio de Janeiro. Entretanto, a vida dela na cidade maravilhosa não será nada fácil. O elenco ainda conta com Antônio Calloni, Chico Diaz, Otávio Augusto e Vera Holtz. Veja o trailer:

 

BAIXIO DAS BESTAS (80 minutos, 2006)

Violento e polêmico, o longa dirigido por Cláudio Assis retrata a história de Auxiliadora (Mariah Teixeira), uma garota de 16 anos explorada sexualmente pelo avô – que também é o pai dela – na zona da mata pernambucana. Em troca de algum dinheiro, ele a exibe nua para os caminhoneiros num posto de combustível, mas faz questão que Auxiliadora continue sendo virgem. No entanto, a garota é estuprada pelo estudante Cícero (Caio Blat) e, quando o avô/pai toma conhecimento do fato, decide agredi-la. Por fim, o destino de Auxiliadora acaba sendo a prostituição. Matheus Nachtergaele, Marcélia Cartaxo e Dira Paes também estão no elenco desse filme no mínimo perturbador. Confira o trailer:

 

SONHOS ROUBADOS (85 minutos, 2009)

Numa favela do Rio de Janeiro, três adolescentes negras – Jéssica (Nanda Costa), Daiane (Amanda Diniz) e Sabrina (Kika Farias) – se prostituem vez ou outra para realizar os seus sonhos de consumo. Dirigido por Sandra Werneck, o filme – além de falar sobre a exploração sexual de menores – aborda outros temas importantes, como o abuso que acontece dentro de casa (feito pelos próprios familiares) e a maternidade na adolescência. Apesar de encararem uma realidade cruel já no começo da vida, as meninas conseguem sonhar com um futuro melhor. O filme é inspirado no livro As meninas da esquina – diários dos sonhos, dores e aventuras de seis adolescentes do Brasil, escrito pela jornalista Eliane Trindade.  O trailer oficial está aqui:

 

 

<VOLTAR