O Liberta atua para quebrar o silêncio sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Queremos fazer o Brasil entender a gravidade, falar do assunto e lutar por políticas públicas de prevenção e atendimento. Trabalhamos com todas as formas de comunicação do problema: campanhas, seminários, programas, rodas de conversa, pesquisas, formação de profissionais e advocacy. Participamos de coalizões e mobilizamos instituições, quando necessário, para atendimento às vítimas.
A campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes teve como objetivo alertar a população do norte do país sobre um dos maiores problemas dos estados do Amazonas e Pará: a exploração sexual infantil nas regiões ribeirinhas, principalmente na ilha de Marajó (PA) e no baixo Amazonas
Programa criado pelo Instituto em 2018 com a proposta de fazer rodas de conversa sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, com profissionais da Educação, Assistência Social, entre outros.
O #TáNaHora de falar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes é um programa de oficinas dedicadas aos jovens do Ensino Fundamental e Médio, onde eles são convidados a participar de uma imersão sobre o tema e, ao final, criar uma campanha de conscientização para impactar a sua comunidade.